Hoje já existem carros com autonomia de até 1.000 km, apesar de não serem os mais comuns. Boa parte dos carros tem autonomia de até 200 km, alguns até 400 ou 500. A verdade é que a autonomia do carro elétrico não é mais um desafio tecnológico, mas uma questão de escolha, custo do veículo e uso esperado. Se você usa menos de 50 km por dia 95% do tempo, porque colocar mais baterias e encarecer o carro, deixá-lo mais pesado etc?
No cenário em que vivemos atualmente, fazer viagens com um veículo elétrico a bateria (BEV), considerando a pouca presença de estações de recarga rápida instalados pelo território nacional, dificultaria a realização da recarga do carro, durante a viagem.
Uma alternativa para diminuir o risco de ficar sem bateria, seria utilizar um veículo elétrico híbrido plugin (PHEV), já que é possível utilizar o modo elétrico para pequenas distâncias, e motor a combustão para percorrer grandes distâncias.
Por outro lado, os carros elétricos puros, ou BEV, devem dominar cada vez mais o mercado e na prática as viagens de longa distância serão resolvidas com baterias maiores e mais pontos de recarga.