Quanto tempo leva para carregar a bateria de um carro elétrico?

Quanto tempo leva para carregar a bateria de um carro elétrico?

São diversos os fatores que definem o tempo de carregamento de um veículo elétrico, mas os dois principais são o tamanho da bateria em kW e a potência de carregamento do VE.

A potência de carregamento de carregadores residenciais e comerciais varia de 2 a 22 kW, enquanto carregadores de carga rápida podem ser encontrados a partir de 43 kW até mais de 300 kW. No caso das baterias, a capacidade em geral varia de 24 a 90 kW. 

Essa relação vai definir o tempo de carregamento. Por exemplo, se um carro elétrico com bateria de 24 kW carregar em com um carregador de 3 kW,  levará em torno de 8 horas para ter a bateria totalmente a carregada. No caso do mesmo carro, realizando a recarga em um carregamento de 7,4 kW, levaria apenas 3 horas para ter a bateria cheia. 

Existe alguma variação no tempo de carga, especialmente para chegar dos 80% aos 100% de carga na bateria, e, portanto, não é linear. Mas de forma geral basta dividir a capacidade da bateria pela potência do carregador para saber quanto tempo vai levar para carregar completamente o carro elétrico.

Um outro ponto importante é que quase nunca você precisa carregar toda a bateria do carro. Se você tem um carregador em casa, todos os dias vai acordar com a bateria carregada (ou com o “tanque cheio”). Então se precisar carregar apenas 20 ou 30% da bateria, seu carro elétrico vai levar bem menos tempo para ficar com as baterias cheias.